De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas participam de curso em Iranduba de Planejamento Turístico

27/07/2013

Fonte: Portal do Governo do AM - http://www.amazonas.am.gov.br



A luta do Governo do Amazonas pela melhoria da qualidade de vida dos povos e comunidades indígenas em todo o Estado também abrange o campo do turismo na Região Metropolitana de Manaus. Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) realiza no período de 30 de julho a 3 de agosto, na aldeia de Sahu-Apé (do povo Sateré-Mawé), o curso de Planejamento Turístico.A atividade faz parte do componente indígena das condicionantes ambientais do Programa de Compensação e Mitigação do Empreendimento "Ponte sobre o Rio Negro".

Sahu-Apé está localizada no quilômetro 32 da rodovia Manoel Urbano (AM-070), no município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus).

O curso terá a participação de 15 indígenas, que representam as comunidades Jatuarana (povo Apurinã), Sahu-Apé (Sateré-Mawé), Fortaleza do Patauá (Apurinã), São Francisco do Guiribé (Apurinã) e São Francisco do Patauá (Tikuna).

O Planejamento turístico é realizado para minimizar as alterações provocadas pelo desenvolvimento da atividade que podem ser distinguidas entre "impactos" positivos e negativos ou, ainda, "custos" e "benefícios". "Não é possível desenvolver turismo sem que haja transformações ambientais, sociais, culturais e econômicas em uma comunidade", observou a técnica do Departamento de Etnodesenvolvimento (Detno) da Seind, Rosa dos Anjos.

Outros cursos - A meta do Governo do Amazonas é cumprir com um calendário de atividades que prossegue até novembro, também com a realização de cursos como Revitalização das Práticas Tradicionais, Melhoria da Qualidade do Artesanato, Manejo de Trilhas e Elaboração de Projetos, entre outros.

O cliclo foi aberto na quinta-feira (26), com a palestra sobre Educação Ambiental, realizada na própria comunidade de Sahu-Apé.

Todas essas ações fazem parte da câmara Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas, a de número 3 do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).



http://www.amazonas.am.gov.br/2012/07/indigenas-participam-de-curso-em-iranduba-de-planejamento-turistico/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.