De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios kadiwéu ocupam fazenda em Mato Grosso do Sul, diz advogado

23/08/2013

Fonte: G1 - http://g1.globo.com



Grupo com cerca de 120 indígenas rendeu seguranças da propriedade.
Funai confirmou ao G1 que houve a ocupação


Cerca de 120 índios da etnia kadiwéu ocuparam, nesta terça-feira (20), uma fazenda na região do Nabileque em Corumbá, a 444 km de Campo Grande. A informação foi passada ao G1 pelo advogado do dono da propriedade, Carlos Fernando de Souza, e confirmada pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo com Souza, os indígenas chegaram ao local armados e montados em cavalos. Havia seis homens cuidado da segurança do local, quatro deles foram rendidos pelo grupo, o restante conseguiu fugir. Alguns tiveram ferimentos. A Funai afirma que não teve conhecimento sobre as agressões.

Houve tiroteio durante a ocupação, ainda conforme o advogado. Os guardas atiraram para cima para tentar dispersar os kadiwéu, sem sucesso. Os indígenas, segundo Souza, também atiraram. A área estaria sendo reivindicada pelos índios desde 1987.

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), o caso foi encaminhado para o Ministério da Justiça.



http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/08/indios-kadiweu-ocupam-fazenda-em-mato-grosso-do-sul-diz-advogado.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.