De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios tapeba realizam protesto contra o PEC 215 em Caucaia, no CE

03/10/2013

Fonte: G1 - http://g1.globo.com




Índios são contra também ao projeto de Lei 227.
Lei legaliza o latifúndio em terras indígenas.

Um grupo de índios Tapebas realizou uma manifestação na manhã desta quinta-feira (3) em Caucaia, Região Metropolitana contra a PEC 215. A "Marcha pela Resistência dos Tapebas" foi um protesto contra a violação dos direitos dos índios. O grupo fez um ato cultural pelas ruas de Fortaleza, com danças típicas da cultura indígena.
Os índios Tapebas são contra a PEC 215, que transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional, caso seja aprovada. Eles também são contrários ao projeto de Lei 227, que legaliza o latifúndio em terras indígenas.

Sob protestos de indígenas, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou em 2012 a PEC que retira do Executivo a autonomia para demarcar terras indígenas, de quilombolas e zonas de conservação ambiental. Desde então, índios realizaram uma série de manifestações em todo o país. Atualmente, a proposta tramita na Câmara dos Deputados.
Índios no Ceará
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a população indígena do Ceará é composta por cerca de 22 mil índios divididos em 14 etnias: tapeba, tremembé, pitaguary, jenipapo kanindé, kanindé, potiguara, tabajara, kalabaça, kariri, anacê, gavião, tubiba tapuia, tapuba kariri. Atualmente, a comunidade indígena é a favor da regularização do seu território de direito em todo o país.

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/10/indios-tapebas-realizam-protesto-contra-o-pec-215-em-caucaia-no-ce.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.