De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Tefé sedia a quarta edição do projeto MPF na Comunidade

19/09/2013

Fonte: D24am - http://www.d24am.com



Equipe do MPF/AM estará em Tefé para colher demandas relativas à atuação da instituição; município de Coari e terra indígena em Alvarães também serão visitados na quarta edição.


Manaus - A população de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) poderá levar demandas relacionadas a questões federais ao Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e conhecer melhor sobre a instituição nos próximos dias. Na quarta edição do projeto MPF na Comunidade, servidores e procuradores do órgão promoverão atendimentos aos cidadãos do município e encontros com lideranças indígenas, comunitários e estudantes. Além de Tefé, Coari e Alvarães estão incluídos no itinerário previsto para a quarta edição.

A palestra de abertura será realizada no dia 23, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em Tefé, a partir de 19h. Na ocasião, os procuradores da República Márcio Albuquerque de Castro, Paula Cristine Belotti e Tatiana de Andrade Dornelles levarão informações e poderão esclarecer dúvidas sobre a atuação do MPF.

Para realizar os atendimentos aos cidadãos, uma equipe de servidores do MPF ficará instalada na Casa Paroquial de Santa Tereza, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, no período de 8h às 17h. Também estão programadas visitas às terras indígenas Barreira das Missões (em Tefé), e Marajaí, situada no município de Alvarães (a 538 quilômetros de Manaus).

No último dia de atividades, o projeto visitará a comunidade Vila Sião na Floresta Nacional (Flona) de Tefé. A procuradora da República Tatiana Dornelles apresentará para 70 crianças que residem na localidade a Turminha do MPF, projeto criado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que usa personagens ficcionais de cartuns, para a promoção da cidadania entre crianças e adolescentes no ambiente escolar, com linguagem e métodos próprios. Gibis do projeto serão distribuídos para os alunos.

No dia 26, o MPF também se reúne com indígenas das etnias Mayoruna e Kambebas e com líderes de comunidades tradicionais extrativistas do município de Fonte Boa.

Tabatinga e Tefé são os dois únicos municípios do Amazonas, além da capital, com Procuradorias da República municipais instaladas. A Procuradoria da República no Município de Tefé (PRM/Tefé), implantada efetivamente no ano passado, funciona em Manaus em caráter provisório.


Coari

Em sua quarta edição, o projeto MPF na Comunidade também contemplará o município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A programação prevista para o município, durante os dias 24 e 25 de setembro, inclui a realização de inspeções na cidade, visita à terra indígena Cajuhiri Atravessado, reunião com lideranças indígenas de várias etnias na sede do município e visita à Escola Municipal Francisco Lopes Braga, na qual outros 50 estudantes conhecerão o projeto Turminha do MPF.


Edições anteriores

O município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros a noroeste de Manaus) foi o primeiro a receber uma edição do projeto, nos dias 9 e 10 de novembro de 2012. Na segunda edição, realizada entre os dias 3 e 7 de junho de 2013, a comitiva do MPF/AM levou as ações do projeto a Humaitá (distante 590 quilômetros ao sul de Manaus). A terceira edição foi sediada em Lábrea, a 700 quilômetros a sudeste de Manaus, entre os dias 29 de julho e 1" de agosto.

Em maio deste ano, o projeto foi regulamentado no âmbito da Procuradoria da República no Amazonas (PR/AM). A iniciativa, que conta com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), foi considerada uma boa prática pela Corregedoria do Ministério Público Federal, conforme Relatório de Correição Ordinária de 2012.



http://www.d24am.com/noticias/amazonas/tefe-sedia-a-quarta-edicao-do-projeto-mpf-na-comunidade/96028
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.