De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Acidente com barco mata bebê indígena em Cruzeiro do Sul

28/10/2013

Autor: Genival Moura

Fonte: G1 - http://g1.globo.com



Bebê de 11 meses caiu no rio após colisão entre barcos. A mãe do bebê teve ferimentos no rosto e foi encaminhada ao hospital.


Um bebê indígena, de 11 meses, da etnia Arara morreu após um acidente entre dois barcos, no Rio Val Paraíso, afluente do Rio Juruá, no interior de Cruzeiro do Sul (AC). O choque entre as embarcações ocorreu na manhã de domingo (27). José João Paulo estava no colo da mãe Rutilene Antônia Cazuza, de 32 anos, quando caiu no rio. Ela ficou ferida, mas sobreviveu, de acordo com a Polícia Militar (PM).

O corpo da criança só foi encontrado cerca de cinco horas após o acidente por moradores das comunidades próximas. "A notícia foi se espalhando e mais de 40 pessoas estavam fazendo buscas no local", relata o ribeirinho José Custódio.

O ribeirinho conta que usou um barco da prefeitura local para transportar a indígena até a cidade de Cruzeiro do Sul. "Ela sofreu uma forte pancada no rosto e vomitava sangue, pensei que não fosse resistir à viagem que durou cerca de quatro horas e meia", informou o ribeirinho.

A mãe do bebê está internada no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Segundo o médico, Heitor Mesquita, diretor clínico da unidade, a indígena se recupera bem, mas teve uma das vistas atingida durante o acidente e ainda aguarda avaliação de um oftalmologista.

Segundo Jairo Lima, representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) na Região do Vale do Juruá, a mulher também está sendo acompanhada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena.

Rutilene estava no barco pilotado pelo seu esposo, José Delmar Santos Xavier, de 21 anos. Segundo ele, o choque aconteceu em uma curva do rio com outra embarcação de um ribeirinho que navegava em sentido contrário.

"Eu ainda coloquei para a margem, mas acho que ele não tinha costume de pilotar e acabou batendo", explica.

Segundo moradores da comunidade, nenhum dos ocupantes das embarcações envolvidas no acidente usavam coletes salva-vidas. O posto da Marinha em Cruzeiro do Sul informou que vai abrir um inquérito para apurar as causas do acidente.



http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/10/acidente-com-barco-mata-bebe-indigena-em-cruzeiro-do-sul.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.