De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Prisão de índio motiva tribo a bloquear BR 101; Ele é liberado após protesto

09/11/2013

Fonte: Alagoas 24 Horas - http://www.alagoas24horas.com.br



Ele foi preso com uma espingarda de fabricação caseira.


A prisão de um índio da Tribo Wassu Cocal foi o motivo para o bloqueio, por mais de oito horas, da BR 101 Norte, no município de Joaquim Gomes, a 70 km de Maceió. Ela só foi liberada após a liberação do indígena - que terá a sua identidade preservada - já na madrugada deste sábado, 9.

Segundo um agente de Polícia Civil da Delegacia de Novo Lino, o índio foi detido com uma espingarda caseira (conhecida como 'soca tempero') e que uma guarnição do Pelotão de Policiamento Especiais da Polícia Militar (Pelopes) foi acionada pela comunidade. O acusado alegou - em depoimento - que estava retornando de uma caçada na mata.

Após a prisão, o índio foi conduzido para a cidade de Joaquim Gomes e logo após reconduzido para a Distrital de Novo Lino.

Mas, revoltados com a situação, cerca de 300 índios da tribo Wassu Cocal bloquearam a rodovia, no início da noite desta sexta e a liberou as 2h da madrugada deste sábado. Para o bloqueio, eles utilizaram galhos de árvores e galhos de árvores, bloqueando os dois sentidos da rodovia.

Familiares do indígena preso alega que a polícia manteve o acusado na viatura durante horas, além de gastar "todo o combustível da motocicleta", assim declarou ao Alagoas24horas uma sobrinha do índio que não quis se identificar.



http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=162899
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source