De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas protestam em unidade da Vale no PA

15/06/2014

Fonte: O Globo, Economia, p. 37



Indígenas protestam em unidade da Vale no PA
Segundo mineradora, grupo ameaçou atear fogo no local
 
A Vale divulgou ontem nota informando que 50 funcionários estavam sendo impedidos de sair da unidade de Onça Puma, em Ourilândia do Norte, no Pará, desde a última quinta-feira. Indígenas do povo Xinkrin do Cateté bloqueiam a portaria da unidade de níquel e reivindicam aumento do repasse de recursos da mineradora.
Segundo o Ministério Público Federal no Pará e a Funai, no entanto, não há reféns. Todos os funcionários puderem sair e apenas foi paralisada a produção da unidade. O MPF informou, inclusive; que os índios permitiram a entrada de empregados para fazer a manutenção dos fornos.
A mineradora informa que os índios pressionam pelo aumento do repasse que atualmente seria de R$ 9 milhões por ano para R$ 36 milhões. No entanto, o MPF diz que a Vale não fez nenhum pagamento aos Xinkrin por este projeto, que aliás, não teria cumprido nenhuma das condicionantes para a sua implantação e, por isso, a Vale está sendo acionado judicialmente pelo promotoria. O valor pago, diz o MPF, seria compensação por outro empreendimento da empresa na região.
Segundo a Vale, o clima ficou tenso ontem quando os indígenas ameaçaram atear fogo nas instalações. A mineradora afirma estar conduzindo as negociações diretamente com os indígenas.
A Funai, no entanto, informa que tem uma equipe negociando com os índios e que o impasse deveria ser resolvido ainda ontem.
 
O Globo, 15/06/2014, Economia, p. 37

http://oglobo.globo.com/economia/indigenas-protestam-em-unidade-da-vale-no-pa-12866472
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.