De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Formação no Parque do Xingu utiliza técnicas de aquarela e feltragem para estimular reflexão

16/10/2014

Fonte: ISA- http://www.socioambiental.org



Até o próximo dia 24 indígenas de diversas partes do Parque Indígena do Xingu (PIX) estarão reunidos no Polo Diauarum para o último módulo da I Formação em Gestão Territorial no Xingu. São duas semanas de intensa programação, finalizando trabalhos e pesquisas interétnicas, construindo mapas, escrevendo e refletindo sobre a gestão do território xinguano. Alguns vieram com a família. Maiawako Yudjá trouxe a esposa e o filho de 6 anos. O primo dele, Yrewa Yudjá, também trouxe a esposa Yarewa Yudjá.

A pedagoga Aline Gonet e a antropóloga Carla Yamani estão trabalhando com os alunos suas trajetórias pessoais ao longo dos três anos da Formação, numa retrospectiva temporal da caminhada que percorreram. As técnicas de aquarela e feltragem que estão sendo utilizadas misturam cores que buscam dar sentido às reflexões. A abstração da arte ajuda a retomar e construir os momentos mais marcantes do curso e preparar as próximas atividades.



http://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-xingu/tecnicas-de-aquarela-e-feltragem-ajudam-na-reflexao-sobre-o-conhecimento
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.