De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios esclarecem por que ocuparam área no município de Terra Roxa

20/08/2014

Fonte: Fundação Nacional do Índio - http://www.funai.gov.br



Indios da Aldeia Tekohá Yvyraty Porã participaram no último dia 19 de agosto, no Ministério Público Federal, em Guaíra/PR, de reunião para tratar da ocupação da área situada no município de Terra Roxa.

O objetivo do encontro era ouvir a população indígena sobre os motivos da ocupação e os problemas e reivindicações da comunidade.


Os representantes dos indígenas, Sr. Hamilton, Sr.Otacílio e Santiago disseram que o grupo não entrou para praticar violência, nem matar ninguém, e que os indígenas ocuparam a área por entender que se trata de terra onde estão enterrados os seus antepassados, onde viveram e portanto de propriedade indígena originariamente, e que entraram para ficar próximos deles. Além disso, outro motivo da ocupação, segundo o Sr. Otacílio, é a falta de assistência dos órgãos públicos na área já ocupada da aldeia Tekohá Yvyraty Porã.

Durante a reunião, algumas reivindicações foram apresentadas como prioritárias pelos indígenas, como a regularidade de distribuição de cestas básicas.

Ficou estabelecido que, para resolver prioritariamente o problema da alimentação dos indígenas, serão tomadas providências necessárias pelo Ministério Público Federal junto aos órgãos públicos, especialmente por meio de contato com a Funai.

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/notas/2988-indios-esclarecem-porque-ocuparam-area-no-municipio-de-terra-roxa
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.