De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Vereador indígena do PT e outras cinco pessoas sofrem atentado na Bahia

24/03/2005

Fonte: Cimi-Brasília-DF



O ex-cacique Gerson de Souza Melo, do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, atual vereador pelo PT no município de Pau Brasil, na Bahia, e mais cinco pessoas sofreram um atentado no último dia 21 de março, na estrada que liga a cidade de Pau Brasil à Aldeia Caramuru. O veículo da Funai que os conduzia foi atacado por três homens, que dispararam tiros em direção ao vereador, segundo informaram os indígenas.



Os tiros, de armas de alto calibre, causaram cerca de 28 perfurações no veículo e não atingiram nenhum dos passageiros. O atentado foi denunciado à Polícia Civil e à Polícia Federal, que iniciaram investigações.



O vereador Gerson de Souza Melo, que já vinha sofrendo ameaças de morte por parte de pistoleiros a serviço dos fazendeiros na região, acredita que esta tentativa de assassinato está ligada à sua posição intransigente na defesa do território do seu povo e à denúncia que tem feito sobre perseguições e injustiças contra o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe.



Os Pataxó Hã-Hã-Hãe realizam um intenso processo de retomada da posse sobre as terras que tradicionalmente ocupam. A tensão entre fazendeiros e indígenas persiste na região e, para que a disputa pela terra seja resolvida, é necessário que o Supremo Tribunal Federal julgue a Ação de Nulidade de Títulos que tramita na corte há 23 anos.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.