De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Mulheres indígenas se reúnem em aldeias da Bahia para discutir violência

24/04/2015

Fonte: THYDEWÁ - www.thydewa.org.br



No mês de abril e maio, quatro aldeias indígenas terão encontros para discutir a realidade das mulheres indígenas e para o lançamento itinerante do livro "Pelas Mulheres Indígenas".

O livro foi inteiramente escrito, fotografado e desenhado por mulheres indígenas de oito etnias do Nordeste brasileiro, e traz relatos sobre suas vidas, seus sonhos e sobre o ser mulher indígena hoje. O título "Pelas Mulheres Indígenas" é uma alusão dupla, pela autoria e pela motivação de empoderar as mulheres na prática de seus direitos.

A publicação conta também com uma Cartilha informativa sobre como prevenir e lidar com casos de violência conjugal. São 64 páginas todas coloridas, que contam também com ilustrações da jovem indígena Tupinambá, Irãny, e de Potyra Tê Tupinambá.

O livro integra as atividades do projeto "Pelas Mulheres Indígenas" que está implementando uma formação contínua sobre direito das mulheres, com mulheres indígenas de 08 comunidades do Nordeste: Tupinambá, Pataxó Hãhãhã, Pataxó Dois Irmãos e Pataxó Barra Velha, da Bahia, Xokó, de Sergipe, Kariri-xocó e Karapotó Plaki-ô de Alagoas, e Pankararu, de Pernambuco. O projeto conta com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e da Secretaria de Políticas Públicas do Estado da Bahia (SPM-BA), tendo sido vencedor do edital Março Mulher deste ano.

A formação se dá através de encontros na sede da ONG, em Olivença, e on-line, com a criação de uma uma rede multiétnica, a Comunidade Colaborativa de Aprendizado Pelas Mulheres Indígenas, disponível em: http://www.mulheresindigenas.org.



Veja a agenda das RODAS DE CONVERSA com LANÇAMENTO ITINERANTE:

26 de abril - Pataxó de Porto Seguro, Aldeia de Barra Velha

03 de maio - Pataxó Hahahae, Aldeia Caramuru

10 de maio - Pataxó do Prado, Aldeia de Cumuruxatiba

17 de maio - Tupinambá, Aldeia Itapuã

O livro Pelas Mulheres Indígenas está disponível gratuitamente para download neste link: http://www.thydewa.org/wp-content/uploads/2015/03/pelas-mulheres-indigenas-web.pdf

Outros livros da coleção "Índios na Visão dos Índios" estão também disponíveis para download gratuito no site da Thydêwá: http://www.thydewa.org/downloads1/

O projeto Pelas Mulheres Indígenas foi idealizado pela ONG Thydêwá e conta com o protagonismo das indígenas para seu redesenho e com a parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República e da Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia; e o apoio da rede de Pontos de Cultura Indígena do Nordeste e o Pontão Esperança da Terra, iniciativas apoiadas pelo Ministério da Cultura. O livro Pelas Mulheres Indígenas e o lançamento itinerante com as Rodas de Conversa conta com o apoio da Secretaria de Política para as Mulheres do estado da Bahia (SPM-BA).


http://www.thydewa.org/mulheres-indigenas-se-reunem-em-aldeias-da-bahia-para-discutir-violencia/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.