De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios invadem fazenda e reserva biológica em Santa Catarina

23/10/2013

Autor: Janara Nicoletti

Fonte: G1 - www.g1.globo.com



Índios Xokleng da reserva Duque de Caxias, localizada em Santa Catarina, são apontados pela Polícia Militar como autores de invasões e protestos ocorridos entre a última quinta-feira (17) e esta terça-feira (22). Em Doutor Pedrinho, Vale do Itajaí, os indígenas seriam responsáveis pelo incêndio de três edificações na Reserva Biológica Estadual do Sassafrás. Já em Itaiópolis, no Norte, eles queimaram outra casa em uma fazenda do município. Segundo os policiais, os índios também mataram animais domésticos e bloquearam SC-477, que continuava interditada até o início da tarde desta quarta (23).

O problema foi motivado por um processo de demarcação de área indígena. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), os índios reivindicam 23 mil hectares que foram declarados como área originalmente pertencentes aos índios, por um estudo antropológico realizado pela Funai em 2003. O processo já motivou outros conflitos na área e se arrasta há vários anos. Hoje, está em tramitação no Supremo Tribunal Federal. A Funai reivindica a área que hoje é ocupada por agricultores e empresas.

A Reserva Indígena Duque de Caxias possui 14 mil hectares de área e compreende os municípios de José Boiteux, Vitor Meireles, Itaiópolis, Doutor Pedrinho e Rio Negrinho. Hoje, cerca de 2400 pessoas vivem no local.
De acordo com a PM, na última terça-feira (22), os índios invadiram a sede da Reserva do Sassafrás e atearam fogo em três prédios: duas casas que serviam de abrigo e um galpão. Segundo a Fatma, eles invadiram o local e foi registrado um boletim de ocorrência denunciando a situação. Uma decisão judicial foi expedida solicitando a reintegração de posse.

A Funai afirma não ter informação desta invasão e garante que apenas tem ciência da ocupação de uma fazenda na cidade de Itaiópolis, que começou na última quinta-feira (17). "Eles entraram em uma área que está em litígio no Supremo Tribiunal Federal. Eles querem ver se a União e o STF resolvem isso. A gente recebeu a notícia de que haviam queimado duas casas, uma da Fatma que esta em litígio e uma em área onde eles estão efetivamente ocupados. Conversei ontem com o setor de inteligência da Policia Federal e eles acreditam que não tenha sido os índios que tenham queimado", comenta João Maurício Farias, coordenador regional da Funai do Litoral Sul.

Durante a manhã e início da tarde desta quarta-feira (23), uma reunião na prefeitura de Doutor Pedrinho tentou encontrar soluções para resolver o impasse. Representantes da Polícia Militar e da Polícia Federal participaram do encontro. Segundo a PM, os agentes públicos estão de prontidão. "A gente pede que todas as ações de agricultores, como o próprio judiciário, sejam feitas com muita calma", pede Farias.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/10/indios-invadem-fazenda-e-reserva-biologica-em-santa-catarina.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.