De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Kunha Gevy - O que é ser mulher indígena hoje?

27/04/2015

Fonte: Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul - MPF/MS - www.prms.mpf.mp.br



O momento turbulento pede reflexão. Estamos em 2015. Ano marcado pela Lei do Feminicídio, que prevê penas mais rígidas para assassinato de mulheres. Ela vem se juntar à Lei Maria da Penha, considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das três melhores leis de proteção à vida da mulher. Também estamos em época de Mobilização Nacional Indígena, contra a PEC 215, que transfere a demarcação de terras indígenas do Poder Executivo para o Congresso Nacional.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul possui 38.054 mil mulheres indígenas. Destas, há as que habitam as aldeias, cerca de 29.990, e as que estão em espaços urbanos, 8.064 pessoas. A mulher indígena é diretamente atingida pelos conflitos pela terra, a violência de gênero, além do preconceito pela etnia. Ela se mobiliza na luta pela demarcação de terras e assume a bandeira das políticas públicas na perspectiva de gênero. Neste contexto, é essencial entender o papel da mulher indígena. Entender quem ela é, o que quer, quais espaços têm ocupado, quais suas dificuldades.


Conheça (clique nas fotos para ler os perfis):


ELIENE

ENIR

KARIANE

PRISCILA

SILVANA


http://www.prms.mpf.mp.br/servicos/sala-de-imprensa/noticias/2015/04/kunha-gevy-2013-o-que-e-ser-mulher-indigena-hoje
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.