De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Concurso para professores indígenas está em fase de planejamento pela Secretaria de Estado da Educação

22/07/2015

Autor: Thaís Ramalho

Fonte: Governo do Estado do Tocantins - www.to.gov.br



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está em fase de planejamento do Concurso para professor indígena. A previsão da organização é que o edital do certame seja lançado ainda no início de 2016. Nesta fase, a pasta está realizando um levantamento de demandas para a realização do concurso.

De acordo com o diretor de Diversidade e Programas Educacionais da Seduc, Felipe Carvalho, o concurso voltado aos professores indígenas vai de encontro às políticas educacionais traçadas pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do Tocantins. "Dentro do nosso objetivo de trabalhar uma educação integral e humanizada, esse concurso será uma forma também de valorizar os professores indígenas", disse.

Para exercer o cargo, é necessária a formação em Magistério Indígena. O curso de Magistério Indígena foi retomado no dia 9 deste mês, para um total de 81 professores que estão sendo capacitados para ministrarem aulas nas aldeias indígenas tocantinenses. Na 24ª etapa, os cursos tiveram carga horária de 40 horas e 60 horas. Para completar a formação, era necessário, pelo menos, 75% de frequência nas disciplinas ministradas.

Sobre a qualificação para o certame, Felipe Carvalho enfatizou a importância da formação em Magistério Indígena, para participar do concurso para professor. "Estamos celebrando a formação de 24 professores indígenas, na próxima sexta-feira. Agora, esses profissionais estarão aptos para atuar e levar uma educação de qualidade para as aldeias do Tocantins. Essa etapa é importante tendo em vista que é um pré-requisito para prestar o concurso planejado pela Seduc", afirmou.


Formandos


Ao todo, 24 professores concluíram o curso de Magistério Indígena e serão certificados durante solenidade a ser realizada na próxima sexta-feira, 24, na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema. Participaram do curso professores das etnias Krahô, Apinajé, Xerente, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Karajá-Xambioá. Nesta última etapa da formação, os educadores estudaram disciplinas de línguas indígenas, metodologia e prática de ensino, literatura infanto-juvenil, fundamentos antropológicos e estágios supervisionados.

http://secom.to.gov.br/noticia/224766/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.