De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios Tembé mostram força em conferência local

18/08/2015

Fonte: Fundação Nacional do Índio - Funai - www.funai.gov.br



Mais de 300 índios da etnia Tembé participaram da etapa local da Conferência Nacional dos Povos Indígenas, na Aldeia Sede, que integra a Terra Indígena Alto Rio Guamá, localizada no nordeste paraense, em parte dos municípios de Santa Luzia do Pará, Nova Esperança do Piriá e Paragominas. As outras áreas representadas foram Tembé do Acará-Miri, Turé-Mariquita, Maracaxi e Urumatewa (município de Tomé-Açu), além de Jeju e Areal (Santa Maria do Pará).

Durante três dias, no final de julho, e contanto com apoio de técnicos da Funai, da Secretaria de Educação do Pará e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os índios discutiram de forma intensa diversos temas, com destaque para saúde, educação e direito à terra. As propostas serão apresentadas e novamente discutidas durante a Conferência Regional, nos dias 23 a 26 deste mês, em Belém. A proposta final será sevada à Conferência Nacional, de 17 a 20 de novembro, em Brasília.

"O importante é nossa união. Nossa luta estava enfraquecida, mas agora vamos avançar e conseguir nossos objetivos", ressaltou o cacique Sério Mutti, que habita a aldeia Tekohaw, na região do Gurupi, na divisa com o Maranhão. Dois desses objetivos são a completa retirada dos invasores da reserva Alto Rio Guamá - ocupam 150 mil dos 279 mil que totalizam a reserva, demarcada e homologada pela Presidência da República - e demarcação da reserva Maracaxi.

A participação dos índios (Tembé) está sendo e será decisiva para que os problemas relacionados à questão fundiária sejam resolvidos de uma vez por todas, apesar de eles terem o direito à terra assegurado pela Constituição Federal", destaca o indigenista Juscelino Bessa, que comanda a Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai em Belém. "As conferências são boas oportunidades para que eles (índios) apresentem propostas concretas para a resolução de seus problemas", completa o técnico da Funai.

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3393-indios-tembe-mostram-forca-em-conferencia-local
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.