De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Xokó resistem à expulsão e reclamam criação da reserva

31/12/1979

Fonte: Porantim (Brasília - DF)



Documentos anexos


Em 1 de dezembro, a juíza Aparecida Gama de Porto da Folha, Sergipe, deu ganho de caso à família Brito no conflito pela posse das terras da Ilha de São Pedro, historicamente pertencentes à etnia Xokó, e intimou os indígenas a abandonarem sua ocupação no prazo de 10 dias. Os Xokó, entretanto, não estão dispostos a cumprir pacificamente a decisão e decidem continuar onde estão. O Cimi - Nordeste, o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Porto da Folha, a Fetag de Sergipe e a Diocese de Propriá protestam contra a decisão da juíza e se colocam a favor dos indígenas, que cobram apoio da Funai para a demarcação dessas terras, além de alimentos, remédios e casas, pois estão passando fome. O órgão, por fim, decidiu intervir pedindo que seja revogada a liminar concedida à família Brito.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.