De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Seringueiros e índios evitando o desmatamento

13/06/1988

Fonte: Jornal da Tarde (São Paulo - SP)



Documentos anexos


O desmatamento no Acre continua ocorrendo devido à ação de pecuaristas e madeireiros. O líder seringueiro Chico Mendes denuncia que, além da área supracitada, está surgindo um novo foco de desmatamento no seringal Equador. Acompanhados por Chico, os moradores de Xapuri (AC) praticam o "empate", técnica que consiste em impedir o desmatamento ao se colocar diante dos tratores e motosserras. O Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), aliado à União das Nações Indígenas (UNI), começa a adotar a estratégia da que ficou conhecida como a "criação de reservas extrativistas" para deter a ocupação predatória da Amazônia. Esse modelo de ocupação provocou a expulsão de muitas famílias que, em sua maioria, acabaram por se infiltrar clandestinamente nos seringais bolivianos.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.