De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Posseiros de Xacriabá serão levados amanhã para o Jaíba

15/02/1987

Fonte: Estado de Minas (Belo Horizonte - MG)



Documentos anexos


Funai, Incra, Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária e Presidência da República encontram, como única solução para o conflito entre indígenas Xakriabá e posseiros que estão acampados em suas terras, a transferência imediata desses últimos para Mocambinho, localizado no Vale do Jaíba. Os indígenas insistem para que a transferência ocorra no mesmo dia, enquanto os órgãos contra-argumentam, ressaltando que toda a estrutura já está montada e que até o final de semana os posseiros serão retirados da terra indígena. Já os posseiros se recusam a sair e reivindicam uma indenização prometida pelo Incra e pela Funai. Eles temem, também, que a transferência para o Projeto Jaíba se torne permanente, e não temporária, como deveria ser, enquanto a Fazenda Ressaca não é desapropriada para fins de reforma agrária. A PM encontra-se no local para assegurar que não ocorram mais confrontos entre as partes. A Polícia Federal, enquanto isso, apura a chacina e busca averiguar as denúncias que recaem sobre o grileiro Francisco Amaro.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.