De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas reclamam de alagamentos por falta de drenagem na MS-156

15/03/2016

Fonte: G1- http://g1.globo.com



Resultado de oito anos de construção, a casa própria de Auro Lopes Moraes corre o risco de cair por causa da umidade das paredes, que estão rachadas e com infiltração. O problema se agravou por conta da falta de drenagem das chuvas dos últimos dias na região da reserva indígena de Dourados, a 214 km de Campo Grande.

Ele diz que o maior problema é falta de drenagem na MS-156, que fica ao lado da casa dele. A água deixa o solo mais úmido e minas de água brotam no quintal da casa dele.

Parte da reserva fica em Itaporã. A prefeitura da cidade disse que cascalhou a estrada que dá acesso para as aldeias. Já a prefeitura de Dourados ainda não disse o que pode ser feito. A Agesul, responsável pela rodovia estadual, disse que fez uma vala para escoar a água de forma emergencial e que espera o fim das chuvas para fazer a drenagem.

Além das casas alagadas, um ferro-velho também está debaixo d'água. Parte da ciclovia da MS-156 também está tomada pela água. Dentro da reserva não existe asfalto e, por conta do excesso de chuvas, as estradas estão em péssimas condições.

A dificuldade de locomoção afeta cerca de 14 mil indígenas das duas aldeias de Dourados e prejudica o acesso às escolas da reserva, segundo Silvano Silva, liderança indígena. Eles dizem que tinham seis carros usados pela Sesai à disposição para levar pacientes para unidades de saúde ou equipes médicas para dentro da reserva, mas, diante da péssima condição das estradas, apenas um carro é usado.



http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2016/03/indigenas-reclamam-de-alagamentos-por-falta-de-drenagem-na-ms-156.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.