De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Um marco importante
04/10/1988
Fonte: Diário de Minas (Belo Horizonte - MG)
Documentos anexos
Independente do mérito da questão, pois ainda está sujeito a exame da instância judiciária superior, o julgamento dos acusados de assassinar índios Xakriabá aparece, em nossa sociedade, como uma tomada de consciência para a questão indígena, já que no Brasil os povos indígenas são tratados como uma espécie de "resíduo populacional, sujeito ao abandono e às injustiças impostas aos contingentes marginais da sociedade". Esse julgamento foi, no mínimo, pedagógico e influenciará na relação da sociedade nacional com essas populações tradicionais. A notícia traz a opinião do presidente da Funai, do Delegado Regional da Funai em Minas Gerais, de Jorge Terena e de Emílio Lopes de Oliveira Xakriabá (vice-cacique da etnia) sobre o julgamento.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.