De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

A verdade crua do Triângulo Tukano

11/02/1990

Autor: Rogério Pina

Fonte: A Crítica (Manaus-AM)



Documentos anexos


Entrevista concedida ao jornal A Crítica por Álvaro Tukano, liderança indígena e representante do Triângulo Tukano, organização indígena composta por representantes das áreas de Pari-Cachoeira, Iauaretê e Taracoá. Durante a entrevista, Álvaro critica o Projeto Calha Norte que beneficiou apenas os militares e os grandes comerciantes da região, desrespeitando os interesses das populações indígenas; a Funai, que não disponibiliza os recursos necessários para o trabalho de seus funcionários que atuam no dia a dia com as comunidades indígenas; a Igreja Católica e seu papel na região, onde os padres violam os direitos culturais dos índios e abusam de seu poder local; e, denuncia a invasão de garimpeiros, incentivados por comerciantes da região.
As críticas e denúncias realizadas por Álvaro direcionam à reivindicação de um programa, por parte do governo, que funcione com a participação direta das comunidades indígenas, a fim de defender seus direitos culturais e territoriais, com ações como a delimitação das áreas indígenas.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.