De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Caciques falam mal da Funai - Para os indígenas Funai é inoperante
19/08/1982
Fonte: Correio do Estado (Campo Grande-MS)
Documentos anexos
Índios Terena da aldeia de Ipegue, no município de Aquidauana (MS), fizeram várias acusações à Delegacia Regional da Funai de Campo Grande devido a forma inoperante como vem atuando na defesa e proteção das comunidades no interior do Estado. Segundo eles, Décio Vieira, que assumiu o posto de delegado após o afastamento de Amaro Barbeitas, continua com a mesma política de desvalorização da liderança indígena, além de engavetar os processos que envolvem índios. A declaração é do ex-capitão Terena, Anacreto Lulu, que afirma ainda o desejo dos índios de escolherem seus próprios representantes, defendendo que a Funai precisa colocar como chefe de Posto um índio, e não um branco que não conhece os problemas das comunidades indígenas.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.