De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Aldeia de SP alfabetiza em duas línguas

07/07/1990

Autor: José Antonio Bonnato

Fonte: Folha de São Paulo



Documentos anexos


As crianças da comunidade Terena da reserva indígena de Araribá estão sendo alfabetizadas em duas línguas. Além do português, os alunos estão aprendendo a ler e escrever na língua Terena. A decisão de ensinar o idioma indígena foi tomada pelo cacique Jazone de Camilo, que estava preocupado com a perda da identidade indígena dentro da comunidade, e assim solicitou à Secretaria Estadual de Educação a inclusão da língua Terena no currículo da escola da reserva.
Outras comunidades indígenas de São Paulo terão professore bilíngues em suas escolas, segundo o administrador regional da Funai, João Vianey Pinheiro Alves, um grupo de cinco índios Guarani está passando por uma fase de treinamento nos departamentos de Linguística e Antropologia da Unicamp com o objetivo de, posteriormente, lecionarem em suas reservas. De acordo com Alves a ideia de introduzir o estudo dos idiomas indígenas nas reservas nasceu da constatação de que os índios estavam perdendo sua identidade, e, dessa forma a intenção é estender o programa a todas as reservas localizadas do Estado de São Paulo.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.