De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Astronomia Indígena na Amazônia antecede Galileu, diz pesquisador

19/04/2016

Fonte: Portal Amazônia - http://portalamazonia.com



A astronomia e seus impactos em fatos cotidianos e práticos não é uma prática unicamente do ocidente. Os indígenas já estudavam o movimento dos astros muito antes, para conhecer os períodos de seca e cheia dos rios da Amazônia, assim como, épocas específicas do ano para plantar e colher. Algumas vezes eles estiveram até à frente da ciência.

Em 1632, Galileu Galilei publicou o livro "Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo; ptolomaico e copernicano". O livro marcou toda a ciência ocidental dos próximos séculos. Nele Galileu afirmava que a causa das marés eram os movimentos rotação e translação da terra, desconsiderando a influência da Lua.

Vinte anos antes, o missionário capuchinho francês Claude d'Abbeville passou quatro meses entre os tupinambá do Maranhão, da família tupi-guarani. No seu livro "Histoire de la mission de pères capucins en l'Isle de Maragnan et terres circonvoisines", ele conta uma pouco dessa história. Um dos trechos do livro diz que: "Os tupinambá atribuem à Lua ao fluxo e o refluxo do mar e distinguem muito bem as duas marés cheias que se verificam na lua cheia e na lua nova ou poucos dias depois".

Somente em 1687, setenta e três anos após a publicação de d'Abbeville, Isaac Newton demonstrou que a causa das marés é a atração do Sol e da Lua. Esses fatos mostram que, muito antes da Teoria de Galileu, que não considerava a Lua, os indígenas que habitavam o Brasil já sabiam que ela é a principal causadora das marés.

De acordo com artigo publicado pelo Prof. Germano Afonso, os indígenas já utilizavam os corpos celestes para se localizar. A palavra Itacoatiara, que em tupi e em guarani significa pedra pintada, são rochedos decorados encontrados em algumas regiões. Esses foram os primeiros registros desses povos de eventos astronômicos.

Os indígenas utilizavam a astronomia principalmente para a agricultura. Dessa maneira associavam as estações do ano e as fases da Lua com a biodiversidade local, para determinarem a época de plantio e da colheita, bem como para a melhoria da produção e o controle natural das pragas.



http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/ciencia-e-tecnologia/indigenas-da-amazonia-estudavam-astronomia-antes-de-galileu-diz-pesquisador/?cHash=3ebe4114bfa02f652367202ba0a0e04d
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.