De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Ministro do TST aponta erros

17/08/1988

Fonte: Folha Metropolitana



Documentos anexos


O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Orlando Teixeira Costa, defendeu ontem, em Belém, durante o I Congresso Panamericano de Direito do Trabalho que na Amazônia ainda existem muitas formas de trabalho "primitivas", injustas e até semi-escravagistas. O ministro tratou principalmente da exploração da força de trabalho indígena, principalmente na forma de trabalho como "peão", em fazendas, sob um sistema que os indígenas recebem muito pouco e vivem em dívida com os patrões. Como forma de combater isso, ele defendeu a necessidade de reformulação do Estatuto do Índio. Outra relação de trabalho precária denunciada no Congresso foi a existente no Garimpo de Serra Pelada, que não obedece a critérios legais.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.