De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
O regime na Corte Internacional
11/06/1991
Autor: ROCHA, Oswaldo Alencar
Fonte: Tribuna da Imprensa (Rio de Janeiro - RJ)
Documentos anexos
O Tribunal Permanente dos Povos condenou, por unanimidade dos juízes, o Brasil pela prática de crimes de lesa-humanidade contra camponeses, indígenas, crianças em situação de rua e outros segmentos da sociedade. A ideia que embasou este Tribunal teve origem com o Tribunal Russel II. Durante a sessão deliberativa do Tribunal Permanente dos Povos, além do Brasil, também foram considerados culpados os Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai e Peru. Sobre o Brasil, esta peça judicial responsabilizou o governo por ter desmantelado a estrutura repressiva herdada da Ditadura Militar. Além disso, sustentou que conflitos fundiários são respondidos com o massacre de camponeses e de trabalhadores rurais, por meio de organizações paramilitares financiadas e dirigidas por latifundiários. O texto também fala sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agem a fim de assegurar mecanismos de impunidade de graves violações dos direitos humanos fundamentais.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.