De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Iazi diz que presidente da Funai mentiu
11/02/1978
Fonte: Folha de S.Paulo (São Paulo - SP)
Documentos anexos
Ao comentar a notícia de que o decreto de emancipação indígena será assinado pelo presidente Geisel ainda este mês, o padre Antônio Iazi, ex-integrante do Cimi, declarou que o presidente da Funai, general Ismarth, mentiu há cerca de um ano quando afirmou que o Estatuto do Índio não sofreria nenhuma alteração. Ele defendeu ainda que é contrário ao decreto, pois acredita que o importante é respeitar a auto-determinação dos povos indígenas, e não emancipá-los. O cacique Xavante Mário Juruna também se colocou contrário ao projeto de emancipação e afirmou que não quer ser emancipado. Além disso, a notícia traz informações sobre o conflito entre dois povos Matsés que entraram em conflito na região do Alto Javari.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.