De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Tocha é recebida em Manaus por boto, arqueiro indígena e calor amazônico

19/06/2016

Autor: Adriano Wilkson

Fonte: Uol- http://olimpiadas.uol.com.br



A tocha com a chama olímpica chegou a Manaus e foi recebida por uma festa nas ruas, um calor amazônico (31 graus à sombra) e um homem vestido de boto cor-de-rosa.
À frente do Teatro Amazonas, ponto turístico da cidade, outro rapaz fazia um protesto solitário empunhando uma faixa que dizia: "tocha olímpica seja bem-vinda. Queremos legado, tem?"

No mesmo local, Gustavo Santos, um arqueiro da etnia Karapana recebeu o fogo olímpico, acendeu sua tocha e se disse muito emocionado por reapresentar seu povo.
Um médico-cirugião, de quem Gustavo recebeu a chama, fez um longo discurso no qual agradeceu ao "povo amazônida" a oportunidade de carregar a tocha e chamou Manaus de "neste momento, a capital do mundo no que se refere às Olimpíadas". Foi ovacionado.

Já Adailton Santos, um ator vestido com uma fantasia de boto cor-de-rosa feita a partir de colchões velhos e suando em bicas, disse que tudo valia a pena. "A ideia é chamar a atenção para a personagem e também protestar contra a secretaria de cultura, que não apoia os artistas locais", disse ele, militante.

A tocha seguiu adiante e ficará no Amazonas até segunda.



http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/06/19/tocha-e-recebida-em-manaus-por-boto-arqueiro-indigena-e-calor-amazonico.htm
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.