De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

500 anos sem festa

26/03/2000

Autor: ALMEIDA, Alexandre Ozorio

Fonte: Revista Folha (São Paulo - SP)



Documentos anexos


Nas comemorações dos 500 anos do Brasil, várias escolas de São Paulo tentam promover discussões críticas a respeito da data. Segundo Helenice Ciampi, coordenadora do projeto "Brasil 500 anos de História e Cultura", do Colégio Nossa Sra. das Graças, o objetivo é a reflexão e não a comemoração. O colégio Magno também buscou fugir do ufanismo e do lugar-comum nas comemorações. No projeto "Céu - 500 anos de observação", alunos da primeira série do Ensino Médio estudaram as condições que os navegantes da época de Cabral se depararam para realizar a expedição ao país. Os estudantes de primeira série fazem comparações da vida de crianças índias e brancas através de suas brincadeiras, trabalhos, da relação com os adultos e de processos de aprendizagens. A Escola Granja Viana elaborou um projeto sobre os 500 anos do povo brasileiro. Já a Escola da Vila conta um com um planejamento desenvolvido por representantes de alunos, professores e funcionários sobre a mesma temática.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.