De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Comissão Pró-Índio faz crítica à emancipação
10/01/1981
Fonte: O Globo (Rio de Janeiro - RJ)
Documentos anexos
A diretora da Comissão Pró-Índio, advogada Maria Helena de Barros Pimentel, afirmou que a emancipação indígena ex-oficio representa uma ingerência indevida do Governo na vida dos indígenas, com o objetivo de afastar as lideranças das comunidades. Segundo Pimentel, a Comissão está tentando averiguar se de fato o Executivo pretende reformular o Estatuto do Índio e introduzir a emancipação compulsória. Mas, desde já, é contrária a essa medida, pois, na opinião dos indigenistas que participam da Comissão, a emancipação deve ser decidida pelos próprios índios, e não pelo governo.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.