De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

OAB contesta uso de lei dos estrangeiros para índio

16/08/1988

Fonte: O Globo (Rio de Janeiro-RJ)



Documentos anexos


O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Pará, José Carlos Castro, acusou o Procurador regional da República no Pará, Paulo Rúbio Meira, de incompetente por ter apresentado denúncia com base na lei de estrangeiros contra os índios Paulinho Paiakã e Kube-I Kayapó.
O Procurador pediu enquadramentos dos dois indígenas e do antropólogo norte-americano Darrell Posey, pesquisador do Museu Emílio Goeldi, no artigo 125 da Lei 6.815, que prevê prisão e expulsão do País para estrangeiros que se manifestem sobre a política interna ou assuntos do interesse do Brasil.
Os três acusados se manifestaram contra a construção das hidrelétricas de Babaquara e Kararaó, no Rio Xingu. Com a construção das barragens várias aldeias serão inundadas e uma grande parte da floresta amazônica destruída, causando sérios danos ao equilíbrio ecológico da região.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.