De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Secretaria discute política de educação com professores índígenas

24/08/2016

Autor: Thiago Marthendal e Beatriz Menezes

Fonte: Governo de Santa Catarina- http://www.sed.sc.gov.br



O Núcleo de Educação Escolar Indígena (NEI), da Secretaria de Estado da Educação (SED) recebe, nesta quarta-feira, 24, os professores das etnias indígenas Guarani, Kaingang e Xokleng, com o objetivo de reestruturar o Núcleo, a partir da discussão da estrutura e funcionamento, do nome dos representantes e da definição de estratégicas para o segundo semestre e para 2017. O encontro será das 8hs as 17h30, com intervalo de almoço, no auditório da Secretaria.

Estiveram presentes na abertura, a secretária-adjunta da Educação, Elza Moretto, o diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola, a gerente de Políticas Educacionais para a Educação Básica, Júlia Siqueira e os membros das diretorias que fazem parte do NEI.

Segundo o coordenador, Cesar Cancian Dalla Rosa, o Núcleo é responsável por desencadear e orientar as políticas de educação indígena no Estado. Sediado na Secretaria, é um espaço consultivo para as ações que envolvem o planejamento da Educação Escolar Indígena, conforme as orientações previstas na Proposta Curricular de Santa Catarina, no Plano Estadual de Educação e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena.

Ramiro Marinho Costa, da diretoria de Gestão de Rede e membro do NEI, ressalta que de acordo com legislação nacional e internacional, antes de implementar qualquer política para a educação dos povos indígenas, é necessário realizar antes uma consulta com os próprios povos a quem essa política se destina. "Após a definição das diretrizes curriculares para a educação do povos indígenas, a proposta será normatizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Entre as lideranças indígenas a quem foram apresentadas o núcleo, estavam Abraão Kovipatte, da etnia Xokleng, João Batista Antunes, representando os Kaingang e Davi Werá Martins, da etnia Guarani. Durante o debate eles destacaram e elogiaram a ativação do Núcleo. Segundo Abraão, "Este reestruturamento do NEI cria um novo e importante diálogo e parceria entre a SED e as lideranças indígenas", comentou. De acordo com João, que é professor de português a mais de 10 anos, "o Núcleo é um instrumento que realmente faz com que nós (indígenas) nos sintamos parte da tomada de decisões sobre o sistema educacional do Estado", destacou. Da mesma forma, Davi, da etnia Guarani, falou sobre a ligação proposta entre a SED e os indígenas, "buscamos com o NEI a criação de uma nova e melhorada política de trabalhos entre a SED e as escolas indígenas", falou.

Além da presença dos representantes indígenas, também participam do encontro técnicos da Secretaria, da Coordenação de Educação da Grande Florianópolis. Para consolidar o trabalho do NEI, estão previstas mais três reuniões até o final do ano.



http://www.sed.sc.gov.br/index.php/imprensa/noticias/27444-secretaria-discute-politica-de-educacao-indigena-com-os-professores-indios
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source