De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Projeto vai formar indígenas como condutores turísticos e fomentar visita ao povo Xavante

27/10/2016

Autor: Isabela Mercuri

Fonte: Olhar Direto- http://www.olhardireto.com.br



Promover o etnoturismo e, dessa forma, levar fontes de renda aos indígenas de São Marcos é o objetivo do projeto "X-Avante", realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e com a Associação Cena Onze. Juntas, essas instituições vão formar profissionalmente os indígenas como condutores de turismo.

Nesta semana, o líder xavante Xisto Tserenhi'ru Tserenhimi'rami se reuniu com o titular da Setas, Valdiney Arruda, e o diretor da Associação Cena Onze, Flávio Ferreira, para tratar das demandas da população indígena de Mato Grosso. De acordo com a assessoria, a primeira turma já começa este ano, e irá multiplicar as práticas de receptividade, hotelaria e gastronomia, aprendidos durante o curso, que será ministrado na Terra Indígena São Marcos, de Barra do Garças (500 km de Cuiabá).

"O objetivo é realizar a inclusão social e produtiva dessa população. Queremos avançar na nossa construção coletiva de dentro para fora das comunidades, atendendo as especificidades de cada povo, preservando a sua cultura e o modo tradicional de vida", afirmou o secretário Valdiney de Arruda.

Os indígenas poderão assistir às aulas dentro das comunidades e também no campus da Unemat de Nova Xavantina por meio do Projeto de Extensão e Pesquisa de Praticas Interdisciplinares do Turismo. Os alunos terão formação em condutores de turismo e, além disso, aprenderão habilidades de comunicação visual e abastecimento de mídias sociais na Agência Escola de Turismo.

Para o líder XistoTserenhi'ru, é perceptível a vontade da população em conhecer a aldeia, por isso a capacitação é tão necessária: "Às vezes na aldeia não temos condições de mostrar quem somos. Precisamos da formação técnica, mas também dar atenção ao que é da aldeia, ter monitores de lá nesse projeto", afirma.

"A nossa meta é articular e trazer esse público para a visibilidade social. Fazer a inclusão sócio produtiva", afirma Valdiney de Arruda. Também serão realizados serviços de cidadania dentro das comunidades, como o registro civil e o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).



http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=projeto-vai-formar-indigenas-como-condutores-turisticos-em-mato-grosso&id=12002
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.