De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo reforça atendimento de saúde a ribeirinhos e indígenas do Amazonas e Pará

24/11/2016

Autor: Bianca Paiva

Fonte: EBC- http://radioagencianacional.ebc.com.br



O Ministério da Saúde quer reduzir em 20% o índice de mortalidade de crianças indígenas com até 5 anos de idade, até 2019. As ações para alcançar essa meta foram anunciadas nessa quarta-feira (23), em Manaus, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Entre elas, estão o reforço no acompanhamento de gestantes e bebês e na qualificação de profissionais de saúde especificamente nas doenças com maior prevalência na infância.

Dados da pasta mostram que o índice de mortalidade infantil indígena é três vezes maior que a média nacional, apesar de ter reduzido 58% nos últimos 15 anos.

No ano 2000, eram 74,61 mortes por mil nascidos vivos e, atualmente, é de 31,28, enquanto no país são 13,8 óbitos para cada mil nascidos vivos.

Segundo o ministério da Saúde, 65% dessas mortes poderiam ser evitadas porque foram provocadas por doenças respiratórias, parasitárias e nutricionais, que são tratáveis.

O ministro destacou que tem discutido com as lideranças indígenas melhorias no serviço de saúde oferecido a essa população.

Como forma de ampliar o atendimento de saúde das populações indígenas e ribeirinhas da Amazônia, o Ministério da Saúde também entregou cinco unidades básicas de saúde fluviais para os municípios de Barreirinha, Parintins, Anamã e São Paulo de Olivença, no Amazonas, e para Melgaço, no Pará.

O prefeito de Barreirinha, Messias Pereira Batista, que é indígena sateré-mawé, conta que a embarcação vai atender cerca 30 mil pessoas no município, entre elas, 7 mil indígenas.

As unidades básicas de saúde fluviais possuem salas de espera, imunização, farmácia, consultórios médicos e de enfermagem, além de dormitórios, cozinha e banheiros. Serão feitas viagens mensais com duração de 22 dias para atender a população ribeirinha.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-11/governo-reforca-atendimento-de-saude-ribeirinhos-e-indigenas-do-amazonas-e-para
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.