De Povos Indígenas no Brasil

News

Justiça determina conclusão de trabalhos que podem dar início à demarcação de mais duas terras indígenas no Pará

14/12/2016

Fonte: MPF- http://www.mpf.mp.br



A Justiça Federal determinou que a União e a Fundação Nacional do Índio (Funai) finalizem os levantamentos prévios destinados a embasar eventual procedimento de demarcação das Terras Indígenas de Jeju e Areal, em Santa Maria do Pará, no nordeste paraense.

O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias, contados a partir da notificação da sentença. O documento foi encaminhado para publicação na imprensa oficial nesta terça-feira, 13 de dezembro.

Caso a decisão seja descumprida, a multa é de R$ 1 mil por dia de desobediência, determinou o juiz federal Omar Bellotti Ferreira, que atua em Castanhal.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, as áreas de Jeju e Areal contam com 80 famílias de indígenas do povo Tembé que estão resistindo há mais de um século em suas terras.

A falta do território regularizado, no entanto, tem sido justificativa oficial para a negativa de prestação dos serviços de saúde e de oferecimento de outros programas destinados aos indígenas, criticou o MPF na ação, ajuizada em 2013.


Processo no 0002237-13.2013.4.01.3904 - Vara Única da Justiça Federal em Castanhal (PA)



http://www.mpf.mp.br/pa/sala-de-imprensa/noticias-pa/justica-determina-conclusao-de-trabalhos-que-podem-dar-inicio-a-demarcacao-de-mais-duas-terras-indigenas-no-para
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source