De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios atletas: Aprykrankri é aposta do Águia, e atacante Aru procura clube

17/01/2017

Autor: Jorge Sauma

Fonte: Globo Esporte- http://globoesporte.globo.com



Johõ Aprykrankri. Esse é o nome do novo jogador do Águia, volante de origem indígena com formação nas categorias de base do Gavião Kyikatejê, do município de Bom Jesus do Tocantins. Esta será a primeira oportunidade do volante mostrar seu futebol fora da tribo e ele quer fazer história no time de Marabá - cidade distante cerca de 500 quilômetros da capital.

- A minha intenção é jogar, mostrar meu potencial e minha qualidade. Quero trabalhar para mostrar ao professor (João Galvão) dentro de campo que posso ser útil. Meu objetivo é ser o primeiro índio a sair e fazer história no futebol. Sempre quis isso para minha vida - adiantou o índio, em entrevista à TV Liberal, afiliada Rede Globo.

A estreia do jogador com a camisa do Azulão deve acontecer na próxima semana, em um amistoso contra o Tocantinópolis, preparatório para a disputa do Campeonato Paraense, que começa para o Águia no dia 29 de janeiro, em casa diante do São Raimundo. Antes disso, o jogador vem ganhando elogios do comandante Galvão.

- Uma grata surpresa (o volante indígena). Ele não é bobo não. É um jovem indígena brigando por espaço entre os brancos - falou o treinador.


Aru: índio aguarda nova oportunidade


A situação de outro índio, no entanto, é diferente. Aru, 30 anos, atacante que fez história com a camisa do Gavião, em 2014, ao entrar em campo pintado e balançar as redes contra o Paysandu, segue sem emprego, mantendo a forma na aldeia, e aguarda por uma proposta para retornar aos gramados ainda neste mês de janeiro.

- Joguei o Paraense e a Copa do Brasil pelo Parauapebas ano passado e a Segunda Divisão (do Paraense) pelo Gavião, no final do ano. Agora estou sem time, treinando aqui na aldeia para manter a forma. Estou aguardando uma resposta do Paragominas, talvez para (jogar) o segundo turno do estadual - disse o jogador.



http://globoesporte.globo.com/pa/futebol/times/aguia-de-maraba/noticia/2017/01/indios-atletas-aprykranki-e-aposta-do-aguia-e-atacante-aru-procura-clube.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.