De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Educação oferece formação pedagógica e de gestão a profissionais indígenas

18/01/2017

Fonte: Agência Acre- http://www.agencia.ac.gov.br



Cerca de 200 professores indígenas foram qualificados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), desde dezembro de 2016. Participaram da formação educadores das etnias kaxinawa, yawanawa, katukina e shanenawa.

A qualificação se deu em nível de magistério e teve como objetivo a preparação de docentes e de gestores escolares.

A atividade incluiu ainda a formação de pessoas idosas, conhecidas por "sabedores" tradicionais das aldeias, que também contribuem na formação dos mais jovens.

Segundo a Coordenação de Educação Indígena da SEE, com o fortalecimento da educação nas aldeias houve a necessidade de preparar o indígena para administrar o ensino em sua região, já que a quantidade de alunos tem sido cada vez maior. Em 2016, eles eram 5,8 mil.

"A capacitação deixa o docente mais seguro e reflete positivamente nas comunidades, fortalecendo o ensino e reduzindo a evasão escolar", frisa Paulo Roberto, coordenador da Educação Indígena.

A coordenação de Educação Indígena tem como principal objetivo subsidiar o professor nas aldeias, melhorando a qualidade do ensino. Também valoriza a língua materna indígena, preservando suas identidades e assegurando o ensino de qualidade às novas gerações.



http://www.agencia.ac.gov.br/educacao-oferece-formacao-pedagogica-e-de-gestao-a-profissionais-indigenas/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.