De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai aprova estudos da Terra Indígena Pindoty/Araçá-Mirim (SP)

27/01/2017

Fonte: Funai- http://www.funai.gov.br



Os estudos de identificação e delimitação foram publicados hoje (27), no Diário Oficial da União. A TI Pindoty/Araçá-Mirim, com 1.030 hectares, é de ocupação tradicional do povo Guarani Mbya e está localizada nos municípios de Cananéia, Iguape e Pariquera-Açu, no estado de São Paulo.

Tais municípios estão inseridos na região do Vale do Ribeira, mais especificamente na região denominada Baixo-Ribeira. O relatório comprova a existência de vínculo indissolúvel entre os Guarani Mbya e o seu território tradicional, que corresponde à região do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá e do Vale do Ribeira, a qual compõe o mundo terreno Guarani Mbya - yvy rupa.

A TI Pindoty/Araçá-Mirim é atualmente composta por duas aldeias. A aldeia Tekoa Pindoty e a aldeia Tekoa Araçá-Mirim. As atividades produtivas tradicionais dos Guarani Mbya se complementam com atividades que geram renda, tais como a confecção e a venda de artesanato, o turismo e apresentações musicais.

Ainda segundo o estudo, a Terra Indígena Pindoty/Araçá-Mirim integra o conjunto mais amplo das aldeias Guarani Mbya no litoral sul e sudeste do Brasil, apresentando características ambientais que possibilitam o exercício pleno do mbya reko - o modo de vida Guarani.



http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4074-funai-aprova-estudos-da-terra-indigena-pindoty-araca-mirim-sp
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.