De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Documentário sobre terra indígena alagada no Alto Vale do Itajaí terá pré-lançamento nesta quinta-feira

09/03/2017

Fonte: Diário Catarinense- http://dc.clicrbs.com.br



O pré-lançamento do documentário "Enchente: o outro lado da Barragem Norte", de Humberto Capucci, ocorrerá nesta quinta-feira, às 18h30, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A obra retrata o impacto da construção da barragem na vida do povo Xokleng que vive na reserva Duque de Caxias (Terra Indígena Laklãnõ-Xokleng), nos municípios catarinenses de Doutor Pedrinho, José Boiteux e Vitor Meireles, no Alto Vale do Itajaí.

O filme, que contou com apoio da Regional Sul do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), apresenta depoimentos dos próprios indígenas. O documentário pretende ser um espaço de diálogo com a população regional que em grande parte desconhece o problema vivido pelos indígenas. Também tem por objetivo ser um espaço de denúncia das violações promovidas pelas autoridades brasileiras.

De acordo com a produção do filme, a construção da barragem atingiu a vida dos Xokleng Laklãnõ, alagando terras de várzea, cobrindo aldeias e lavouras existentes na década de 1970, auge da ditadura militar. A barragem foi erguida na porta da terra Indígena com o objetivo de conter a força das águas que ameaçavam as populações de Ibirama, Indaial e Blumenau.

Lideranças da tribo vão estar presentes no evento. Na sexta-feira, será a vez da comunidade assistir ao documentário, a partir das 14h, na Escola Estadual João Bonelli, em José Boiteux.



http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2017/03/documentario-sobre-terra-indigena-alagada-no-alto-vale-do-itajai-tera-pre-lancamento-nesta-quinta-feira-9744033.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.