De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Papa condena a violência contra os índios

17/10/1991

Autor: AZEVEDO, Derml

Fonte: Jornal da Tarde, p. 14 (São Paulo - SP)



Documentos anexos


Em visita a Cuiabá, o Papa João Paulo II se encontrou com lideranças indígenas de diferentes povos, entre as quais estava a indígena Guarani Ñandeva Edna Silva de Souza, filha de Marça Tupã-Y, índio que discursou para o religioso em sua última visita ao Brasil e que foi assassinado pouco tempo depois. Os indígenas entregaram um documento relatando os diferentes problemas e a violência que sofrem; enquanto o Papa defendeu o direito dos povos indígenas viverem tranquilamente em suas terras e respeitando suas tradições. Por fim, o Papa criticou religiosos da Teologia da Libertação, que insistem em olhar para o período da colonização como um período de invasão e violência.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.