De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

MPF investiga se empreiteira de usina conserva terra indígena

27/03/2017

Fonte: Circuito Mato Grosso- http://circuitomt.com.br



O Ministério Público Federal investiga (MPF), em Sinop (505 km de Cuiabá), o componente indígena do Projeto Básico Ambiental (PBA) das usinas hidrelétricas Teles Pires e São Manoel relativo à Terra Indígena Kayabi. As usinas estão sendo instaladas no rio Teles Pires, na divisa de Mato Grosso e com Pará, nos municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA).

Inquérito civil comandado pelo procurador da República em Sinop, Malê de Aragão Frazão, requer que a Empresa de Energia São Manoel (EESM), responsável pela obra, preste informações, no prazo de 15 dias, sobre o cumprimento das de preservação do PBAi/Kayabi.

O Ministério Público ainda notificou a Associação Indígena Kawaip Kayabi (AIKK) para, no mesmo prazo, encaminhar informações sobre problemas relacionados à saúde indígena que estão sendo enfrentados pela comunidade.

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) em Colíder (650 km de Cuiabá) também foram notificados para repassar informações sobre tratativas para inclusão das aldeias Kayabi e Apiaká, que estão inseridas na área de abrangência da UHE de São Manoel, no Programa Luz para Todos.

Conforme consta nos autos, o processo teve início em setembro de 2016 ano em que a Funai em Colíder encaminhou uma ata de reunião das lideranças dos índios Kayabi das Aldeias Kayabi, Kururuzinho, Dinossauro, Barro Vermelho, Minhocuçu, Siqueirinha, Tucumã, Coelho, Kawaiwete e São Benedito, que cobravam explicações sobre o cumprimento do Plano Básico Ambiental Indígena (PBAI) sob responsabilidade das duas UHE.

No mês seguinte, a então procuradora da República responsável pelos autos naquele momento, Flávia Cristina Tavares Torres, reuniu-se com as lideranças indígenas e as equipes das UHEs Teles Pires e São Manoel, com o objetivo de aproximação e de juntos discutirem as medidas compensatórias propostas e já definidas e propor novos projetos, com a inclusão da AIKK no processo de definição e execução desses projetos.

Os indígenas demonstraram preocupação com o atendimento à saúde de seus pares, já que o Posto de Saúde que foi construído não atende adequadamente o que eles precisam. Eles também solicitaram a construção urgente de um poço artesiano pela UHE São Manoel, já que a população indígena não está podendo mais utilizar a água do rio como antes, que está sendo poluída pelo empreendimento, inclusive tem causado a morte de peixes, segundo as lideranças indígenas.

Com isso, foram feitas algumas definições, como por exemplo o comprometimento da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) a fim de encaminhar relatórios relativos aos problemas relacionados ao Posto de Saúde construído em cumprimento ao PBAI, e o cronograma das obras para sua adequação, e da Empresa de Energia São Manoel (EESM) em informar ao MPF o resultado de reunião agendada com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) para tratar das questões relativas à aprovação dos Projetos para a construção de postos de saúde e dos poços artesianos, assim como a assinatura do termo de compromisso para que a SESAI, após a construção dos postos, encaminhe profissionais para garantir o funcionamento dos mesmos, entre outras coisas.

De acordo com o procurador Malê de Aragão Frazão, ao analisar os autos foi verificado que apenas a CHTP está encaminhando os relatórios da execução dos programas do seu respectivo PBAI/Kayabi, e por isso foi necessária a expedição de novo ofício EESM solicitando informações do cumprimento das obras relativas ao seu PBAI/Kayabi. Também não encaminhou as informações relativas aos problemas relacionados à saúde indígena enfrentados pela comunidade.

"Também existem outras diligências que precisam ser realizadas, e que são imprescindíveis à conclusão da apuração e aprofundamento das investigações, por isso determinei a instauração do inquérito civil", conclui o procurador Malê.



http://circuitomt.com.br/editorias/cidades/106359-mpf-investiga-se-empreiteira-de-usina-conserva-terra-indagena.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source