De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios catarinenses participam de protesto em Brasília por demarcação de terras

25/04/2017

Autor: Angela Bastos

Fonte: Diário Catarinense http://dc.clicrbs.com.br



Pelo menos 22 índios da comunidade Morro dos Cavalos, em Palhoça, estão entre os manifestantes que foram recebidos por balas de borracha e gás lacrimogêneo nesta terça-feira na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Também há representantes de outras aldeias de Santa Catarina. Os indígenas participam do Acampamento Terra Livre 2017, mobilização nacional para cobrar direitos e políticas públicas para os povos tradicionais. A confusão começou quando cerca de 200 caixões pretos eram colocados no local para simbolizar o genocídio dos povos indígenas.

A intenção era fazer uma crítica à bancada ruralista.

- Fomos pegos de surpresa, pois quando chegamos para a manifestação pacífica não havia policiais. O clima ficou muito tenso, mas apesar do uso do gás, nenhum de nós saiu ferido - contou por telefone ao DC Eunice Kerexu, uma das lideranças do Morro dos Cavalos.

Cerca de 3 mil índios participam do Terra Livre 2017. A manifestação começou em frente ao Teatro Nacional. Portando objetos típicos e faixas com os dizeres "Não ao retrocesso dos direitos indígenas" e "Retire os madeireiros das terras indígenas", o grupo marchou em direção ao Congresso. Entre as reivindicações da mobilização deste ano estão a retomada das demarcações de terras indígenas, o fortalecimento de órgãos de política indigenista como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde; e o combate ao avanço da mineração em áreas indígenas, principalmente na Região Norte.

- Não vamos nos intimidar e continuaremos na luta. Viajamos de todos os cantos do país para mostrar nossa força - disse Eunice, explicando que a agenda de hoje do acampamento está mantida.

De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 3 mil pessoas participaram do encontro. Mais do que o divulgado pela Polícia Militar, que estima em 2 mil. Conforme a PM, bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral foram disparadas após os manifestantes descumprirem o acordo de não bloquear as vias de acesso e invadirem os prédios.

As lideranças indígenas divulgaram que quatro pessoas do grupo foram presas. A PM rebate a informação, alegando que ninguém foi detido ou ferido. O comando da PM do Distrito Federal informou que mais de 50 flechas lançadas contra os militares foram recolhidas.




http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2017/04/indios-catarinenses-participam-de-protesto-em-brasilia-por-demarcacao-de-terras-9780445.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.