De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Kariri-Xocó desenvolvem projeto educacional para preservar história e cultura

08/05/2017

Fonte: Funai- http://www.funai.gov.br



Estudantes da Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suira, no município de Porto Real do Colégio, estado de Alagoas, desenvolveram o projeto "A resistência do povo Kariri-Xocó" com o intuito de resgatar a história da comunidade e valorizar as tradições de seu povo.

O projeto reuniu exposição de livros com histórias indígenas, mostra de cerâmicas, comidas típicas, artesanato, cantos e danças. Foram trabalhados ainda temas como a importância das ervas medicinais e a valorização das tradições dos Kariri-Xocó, como o escambo, que é a troca de mercadorias.

Cerca de 250 crianças são atendidas na Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suira, na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, que inclui a vivência no aprendizado da questão indígena, além do estudo em livros. Segundo a gerente da 9ª Gerência Regional de Educação (Gere), Andrea Dantas, o projeto nasceu da necessidade de envolver a comunidade nas ações da escola, trabalhando as disciplinas do ensino regular e também a cultura indígena.

Durante as comemorações, a comunidade recebeu a visita de estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, do município de Neópolis (SE), que foram à aldeia para uma atividade prática do projeto interdisciplinar intitulado "A Valorização da Cultura Indígena", realizado em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit). Na ocasião, os alunos entrevistaram as lideranças locais e moradores da aldeia, coletando informações, sobre a cultura, economia e localização geográfica, com o objetivo de conhecer e valorizar a cultura e história do povo Kariri-Xocó.

Para o professor indígena José Rodrigues Tenório é importante essa troca de saberes e de experiências. "A gente agradece o interesse em conhecer a nossa verdadeira história, vivida e registrada por nós mesmos. Nós já passamos por preconceitos e massacres e hoje lutamos pela resistência do nosso povo", disse.



http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4218-kariri-xoco-desenvolvem-projeto-educacional-para-preservar-historia-e-cultura
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.