De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai prepara acordo com governo do Maranhão para demarcar área Gamela

16/06/2016

Autor: Maíra Heinen

Fonte: Radioagência Nacional radioagencianacional.ebc.com.br



A Funai deve apresentar, em 45 dias, um esboço sobre parceria a ser firmada com o governo do Maranhão para acelerar a formação do grupo de trabalho de demarcação da área indígena Gamela. O acordo foi firmado em audiência realizada na Justiça Federal nesta semana.

O governo do Maranhão havia se colocado à disposição para custear a atuação do grupo de trabalho para a demarcação. No entanto, desde o início de maio, a parceria não evoluiu porque a Funai não repassou a planilha orçamentária para o governo maranhense.

Os grupos de trabalho são organizados e coordenados pela Funai para identificação dos territórios indígenas no Brasil. A equipe é multidisciplinar e reúne cerca de cinco profissionais nas áreas antropológicas, ambientais e geográficas.

Em média, a equipe conclui os trabalhos de demarcação do território, em cinco anos. No entanto, o processo segue para outras etapas e o processo de demarcação territorial pode levar até 15 anos ou mais.

A região, que abrange os municípios de Viana, Matinha e Penalva é conhecida pela disputa de terras entre o povo Gamela e fazendeiros. Em abril desde ano, a área foi cenário de uma tentativa de massacre, que terminou com várias indígenas feridos.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2017-06/funai-prepara-acordo-de-parceria-com-governo-do-maranhao-para
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.