De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Tribo indígena emociona alunos da EJA em Londrina
16/06/2017
Fonte: Tarobá tarobalondrina.com.br
Uma dança que mostra a diversidade entre os povos e agrada aos olhos de quem assiste. Com um canto afinado, pés descalços e uma marcha sincronizada, os índios da Terra Indígena Apucaraninha se apresentaram para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi na Escola Municipal David Dequech, localizada no Parque Ouro Verde, zona norte de Londrina. A apresentação faz parte do projeto "Cultura e Indígena" desenvolvido em parceria com a escola Senador Gaspar Velloso e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
https://www.youtube.com/watch?v=6PDo_WZ0GII
Os alunos da EJA aprenderam por dois meses sobre a cultura dos índios. Desenvolveram trabalhos artísticos, abordaram o assunto nas disciplinas de português, matemática e expuseram as atividades na escola.
Os estudantes saíram das salas de aulas e foram até Apucaraninha visitar os indígenas da tribo kaingáng, que pertence ao município de Tamarana, onde fizeram pesquisas e entrevistas. "A Secretaria de Educação disponibilizou um ônibus. Lá os estudantes conheceram mais sobre a cultura, viram costumes da tribo, aprenderam como é a aldeia e observaram como é o dia a dia deles. Nós fomos muito bem recebidos", relata a professora e coordenadora do projeto, Solange Peres Ruiz.
A atividade mostra a importância de desenvolver um trabalho cultural com os jovens. A visita à aldeia levou aproximadamente 20 alunos, incluindo estudantes da EJA das escolas Eurides Cunha e Nina Gardemann.
No David Dequech, os índios retribuíram o carinho e mostraram rituais para toda a comunidade escolar, que arrecadou alimentos e roupas para a tribo Kaingáng. A noite de frio foi aquecida pela dança apresentada por aproximadamente 50 índios e a união que vai além de qualquer diferença existente entre as duas culturas. "As professoras e até a igreja doaram alimentos e as merendeiras fizeram um jantar voluntário para receber eles. Foi tudo muito lindo e mobilizou muita gente", afirma a professora.
Ainda de acordo com Solange, o contato com hábitos e costumes diferentes permite ampliar a visão dos estudantes. "O projeto promove a diversidade sobre o indígena, que é discriminado e não tem o apoio da sociedade. Por isso que trabalhamos com aulas de campo para voltarmos a atenção para os acontecimentos do nosso país."
Para a diretora, a apresentação fechou com "chave de ouro" todo o trabalho desenvolvido. "O projeto superou nossas expectativas porque foi além dos muros da escola. Os alunos traçaram um paralelo e agora tiveram outros olhares sobre os índios que precisam ser respeitados", comenta Suzana Martins Ribeiro que ainda ressalta a ação dos profissionais envolvidos. "Os professores são nossos maiores guerreiros porque se não fossem eles nada teria acontecido", elogia.
Ao final da dança, a tribo cantou "sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor" e emocionou quem estava presente.
http://www.tarobalondrina.com.br/secoes/educacao/2017/06/tribo-indigena-emociona-alunos-da-eja-em-londrina/
https://www.youtube.com/watch?v=6PDo_WZ0GII
Os alunos da EJA aprenderam por dois meses sobre a cultura dos índios. Desenvolveram trabalhos artísticos, abordaram o assunto nas disciplinas de português, matemática e expuseram as atividades na escola.
Os estudantes saíram das salas de aulas e foram até Apucaraninha visitar os indígenas da tribo kaingáng, que pertence ao município de Tamarana, onde fizeram pesquisas e entrevistas. "A Secretaria de Educação disponibilizou um ônibus. Lá os estudantes conheceram mais sobre a cultura, viram costumes da tribo, aprenderam como é a aldeia e observaram como é o dia a dia deles. Nós fomos muito bem recebidos", relata a professora e coordenadora do projeto, Solange Peres Ruiz.
A atividade mostra a importância de desenvolver um trabalho cultural com os jovens. A visita à aldeia levou aproximadamente 20 alunos, incluindo estudantes da EJA das escolas Eurides Cunha e Nina Gardemann.
No David Dequech, os índios retribuíram o carinho e mostraram rituais para toda a comunidade escolar, que arrecadou alimentos e roupas para a tribo Kaingáng. A noite de frio foi aquecida pela dança apresentada por aproximadamente 50 índios e a união que vai além de qualquer diferença existente entre as duas culturas. "As professoras e até a igreja doaram alimentos e as merendeiras fizeram um jantar voluntário para receber eles. Foi tudo muito lindo e mobilizou muita gente", afirma a professora.
Ainda de acordo com Solange, o contato com hábitos e costumes diferentes permite ampliar a visão dos estudantes. "O projeto promove a diversidade sobre o indígena, que é discriminado e não tem o apoio da sociedade. Por isso que trabalhamos com aulas de campo para voltarmos a atenção para os acontecimentos do nosso país."
Para a diretora, a apresentação fechou com "chave de ouro" todo o trabalho desenvolvido. "O projeto superou nossas expectativas porque foi além dos muros da escola. Os alunos traçaram um paralelo e agora tiveram outros olhares sobre os índios que precisam ser respeitados", comenta Suzana Martins Ribeiro que ainda ressalta a ação dos profissionais envolvidos. "Os professores são nossos maiores guerreiros porque se não fossem eles nada teria acontecido", elogia.
Ao final da dança, a tribo cantou "sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor" e emocionou quem estava presente.
http://www.tarobalondrina.com.br/secoes/educacao/2017/06/tribo-indigena-emociona-alunos-da-eja-em-londrina/
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.