De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
No Maranhão Indigenas interditam BR para exigir uma educação de qualidade nas aldeias
21/06/2017
Autor: Eanes Silva
Fonte: Rádio Boa Notícia radioboanoticia.com.br
Indígenas Guajajara das Terras Indígenas Pindaré e Carú, liderados por mulheres e mães de alunos indígenas, interditaram na manhã da ultima terça-feira dia 20 a BR 316 que corta uma das terras. O protesto foi contra a falta de atuação da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão.
Uma das liderança indígenas Flaubeth Rodrigues Guajajara, que é professor do Centro de Educação Escolar Indígena Januária, afirma que na região são mais de 500 alunos atendidos atualmente por 78 professores, sendo que destes apenas 27 são contratados e 51 professores estão aguardando o resultado do seletivo que estava prevista pra ser divulgado no dia 17 de julho, mas que foi prorrogado para o dia 23 do mesmo mês.
De acordo com Flauberth Guajajara desde o dia 10 de abril as escolas indígenas no Maranhão estão funcionando parcialmente, sendo que, algumas estão totalmente paralisada. O professor alega ainda a falta de conhecimento da equipe administrativa da Secretaria de Educação do Estado, de saber trabalhar com a educação indígena.
O reconhecimento da educação bilíngüe intercultural apesar de ter sido constituído em 1988 e as suas legislações específicas às necessidades indigenas, no entanto esse modelo educacional nas aldeias indígenas em todo o Brasil tem ficado somente no papel, por que na pratica a situação vivenciada pelos povos indígenas é de completo abandono, falta estrutura física adequada, professores qualificados, merenda escolar e materiais didáticos para o processo de aprendizado dos alunos com teor pedagógico à sua cultura.
Ter uma educação diferenciada é uma particularidade da condição indígena, que apos muitas lutas conquistaram sua parte no direito universal à educação escolar.
http://radioboanoticia.com.br/no-maranhao-indigenas-interditam-br-para-exigir-uma-educacao-de-qualidade-nas-aldeias/
Uma das liderança indígenas Flaubeth Rodrigues Guajajara, que é professor do Centro de Educação Escolar Indígena Januária, afirma que na região são mais de 500 alunos atendidos atualmente por 78 professores, sendo que destes apenas 27 são contratados e 51 professores estão aguardando o resultado do seletivo que estava prevista pra ser divulgado no dia 17 de julho, mas que foi prorrogado para o dia 23 do mesmo mês.
De acordo com Flauberth Guajajara desde o dia 10 de abril as escolas indígenas no Maranhão estão funcionando parcialmente, sendo que, algumas estão totalmente paralisada. O professor alega ainda a falta de conhecimento da equipe administrativa da Secretaria de Educação do Estado, de saber trabalhar com a educação indígena.
O reconhecimento da educação bilíngüe intercultural apesar de ter sido constituído em 1988 e as suas legislações específicas às necessidades indigenas, no entanto esse modelo educacional nas aldeias indígenas em todo o Brasil tem ficado somente no papel, por que na pratica a situação vivenciada pelos povos indígenas é de completo abandono, falta estrutura física adequada, professores qualificados, merenda escolar e materiais didáticos para o processo de aprendizado dos alunos com teor pedagógico à sua cultura.
Ter uma educação diferenciada é uma particularidade da condição indígena, que apos muitas lutas conquistaram sua parte no direito universal à educação escolar.
http://radioboanoticia.com.br/no-maranhao-indigenas-interditam-br-para-exigir-uma-educacao-de-qualidade-nas-aldeias/
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.