De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Roda de Conversa "Museus, Memória e Resistência dos Povos Indígenas no Brasil" acontece na UFPI

17/10/2017

Fonte: Universidade Federal do Piauí ufpi.br



Com o objetivo de refletir sobre as experiências de museologia social protagonizadas pelos povos indígenas, acontecerá no dia 18 de outubro, às 14h, no auditório Noé Mendes no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), a Roda de Conversa "Museus, Memória e Resistência dos Povos Indígenas no Brasil". A atividade faz parte da programação do III Fórum Nacional de Museus Indígenas do Brasil, que será realizado de 19 a 21 de outubro, na Comunidade Indígena Nazaré, povo Tabajara Itamaraty e Tapuia, município de Lagoa de São Francisco - Piauí.

O evento contará com a presença da renomada antropóloga Lux Boelitz Vidal (USP), pesquisadores e indígenas de diversos estados brasileiros, representantes do povo Zapoteco do México e dos Nukak Maku e Carijona da Colômbia.

O III Fórum Nacional de Museus Indígenas do Brasil é o principal encontro de povos indígenas que protagonizam processos museológicos comunitários e participativos em nosso país. Tem o objetivo de proporcionar o intercâmbio entre indígenas, por meio da troca de experiências, conhecimentos e saberes, possibilitando a articulação interinstitucional e a formação em rede.

A Profa. Dra. Carmen Lúcia Silva Lima (Chefe do Departamento de Ciências Sociais) e o Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Antropologia), com o apoio do Prof. Dr. Carlos Sait (Diretor do CCHL), estão na organização da roda de conversa, juntamente com Alexandre Gomes (Assessor da Rede Indígena de Memória e Museologia Social). A decisão de realizar esta atividade na UFPI evidencia o desejo de incluir a temática indígena na agenda de trabalho da Universidade.

Segundo Carmen Lima "é preciso aceitar o desafio que a história indígena nos apresenta no presente. A academia tem uma dívida histórica com estas coletividades. A atual existência indígena no Piauí exige de nós a produção de novos relatos e a desconstrução das equivocadas crônicas de extermínio e extinção dos povos indígenas em nosso estado", relata.

Henrique Manoel do Nascimento, cacique dos Tabajara Itamaraty e Tapuio, agradece o apoio da UFPI e destaca que o seu povo está feliz em acolher o evento. Um intenso processo de mobilização e organização foi empreendido pelas famílias da comunidade Nazaré. Sediar o III Fórum no Piauí significa incluir os indígenas piauienses nessa articulação.



http://www.ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/20193-roda-de-conversa-museus-memoria-e-resistencia-dos-povos-indigenas-no-brasil-na-ufpi
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.