De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Xavante conseguem suspender hidrovia

19/06/1997

Autor: Vicente Vilardaga

Fonte: Gazeta Mercantil (São Paulo/SP)



Documentos anexos


Duas comunidades indígenas xavante conseguiram suspender, pelo menos provisoriamente, o início de qualquer obra de implantação da hidrovia Araguaia-Tocantins. A hidrovia é um dos 42 projetos do Plano de Metas do governo federal. A suspensão foi determinada pela Justiça Federal do mato Grosso, impondo multa diária pelo descumprimento. As reservas xavante foram representadas pela organização não governamental ISA (Instituto Socioambiental). A ação movida pelo Instituto embasa-se na ausência de licença ambiental, sem a qual não é permitida a implantação de obras. O superintendente da Ahitar garante que haverá recurso contra a decisão, pois alega não haver obras em andamento. Juliana Santilli, do ISA, argumenta "a hidrovia é uma obra de enorme impacto ambiental e nada pode ser feito sem estudos e consultas às comunidades indígenas".
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.