De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Cozinha original do povo indígena Ashaninka é apresentada no Mesa Tendências

29/10/2017

Autor: Rose Farias

Fonte: Notícias Acre agencia.ac.gov.br



Com a música Benke de Milton Nascimento, a chef Mara Alcamim do Universal Diner de Brasília (DF), abriu a apresentação de sua palestra sobre a cozinha original do povo indígena Ashaninka, no congresso Mesa Tendências da Semana Mesa São Paulo, no Memorial da América Latina, na tarde desta sexta-feira, 27.

"Eu acredito: a cultura alimentar do Acre indígena" foi o tema da apresentação. No cenário, um vídeo sobre os Ashaninka era exibido. Como convidados para mostrar a cultura do seu povo estava a liderança indígena Francisco Piyãko e sua sobrinha Kamoshi com suas vestimentas [túnica] tradicional, a 'kushma' (pronuncia-se 'cusma'). Durante a apresentação, Kamoshi realizou pinturas corporais em pessoas da plateia.

Trajando 'kusma', a chef falou de sua experiência com o povo Ashaninka e apresentou um dos pratos da cozinha original indígena, o peixe na taboca com especiarias.

A palestra é parte de um projeto de pesquisa sobre a cultura alimentar dos povos indígenas no Acre, coordenado pela primeira-dama Marlúcia Cândida e integra o programa de gastronomia de baixo carbono do governo do Estado.
Marlúcia Cândida prestigiou a palestra. Ela participa da Semana Mesa São Paulo com agendas de prospecção de negócios para o programa de gastronomia do governo do Estado.

Em sua fala, a primeira-dama fez o convite para a Conferência Katoomba - Meeting XXV Acre Gastronomia de Baixo Carbono, que ocorre em junho de 2018, em Rio Branco.

"Com a conferência o Brasil poderá ter uma porta de entrada da gastronomia de baixo carbono. Iremos celebrar esse momento com uma escola que o governo inaugura no final deste ano como centro de pesquisa disseminador dessa culinária", disse.

Marlúcia Cândida também contextualizou a política de desenvolvimento sustentável implementada pelo governo do Estado, responsável pela diversificação da economia com distribuição de renda, inclusão social e agregação de valor à produção florestal e agropecuária.

Considerado o maior evento do setor na América Latina, o congresso apresentará até sábado, 28, as principais tendências da gastronomia contemporânea no mundo.



http://www.agencia.ac.gov.br/cozinha-original-do-povo-indigena-ashaninka-e-apresentada-no-mesa-tendencias/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.