De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Histórias de um sertanista

31/08/2000

Fonte: Outras Palavras, V.1, Nº7, p.20-24 (São Paulo - SP)



Documentos anexos


O sertanista José Porfírio de Carvalho, enviado pela Funai ao Acre, foi responsável pelo primeiro levantamento que apontou a existência de indígenas no Estado, que viviam trabalhando nos seringais. Se envolveu no processo de retomada e demarcação de terras dos Apurinã. Para tanto, enfrentou fazendeiros e chegou a prender um matador profissional de índio, Pedro Biló.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.